quinta-feira, 17 de março de 2011

Chuck palahniuk



          

 A obra é mais conhecida que o próprio escritor. Na verdade, o que as pessoas realmente conhecem é o filme “Clube da luta”. Mal sabendo que ele foi baseado no primeiro livro publicado por Chuck Palahnuik
Chuck teve aquela vida calma e tranquila. Teve o pai assassinado com a namorada pelo ex – marido dela, seu avô cometeu suicídio após matar a mulher... Mas toda a tragédia vem acompanhada de uma lição de vida e ele aprendeu a que considero a mais valiosa de todos: Rir das próprias tragédias. Ele pega situações extremamente dramáticas e acha um fio cômico nelas. Sempre falando sobre a vida de forma corrosiva e mostra com ironias suas opiniões sobre a sociedade moderna.  Os excessos do capitalismo e a alienação da nova geração são as maiores “vítimas” de seu humor mórbido.
Suas histórias são na maioria de ficção e as vezes beiram o non – sense, mas ss personagens de seus livros e suas atitudes são sempre inspirados em pessoas que ele conheceu, o que traz sempre um grande realismo maior as suas obras. Por pior que seja tal personagem, é provável que você já tenha conhecido alguém parecido. Ele é o tipo de cara que não para assistir televisão, pois prefere ouvir as histórias das pessoas na vida real, que ele considera ser muito mais engraçadas e divertidas.
Além de Clube da luta, eis alguns livros que ele escreveu:



Cantiga de ninar
cantiga+de+ninar



O narrador é Carl Streator, um jornalista que está investigando casos de síndrome de morte infantil súbita para uma série de reportagens que pretende publicar. Ele logo descobre que algumas das mortes têm um estranho detalhe em comum - antes de morrer subitamente, os bebês ouviram seus pais lerem o mesmo trecho de um determinado livro raro. 
Palahniuk usa sua narrativa moderna e bizarra para fazer uma crítica à cultura de massas, num texto divertido e sombrio.




No sufoco

Victor Mancini tem muitos problemas. É sexólatra, sua mãe está esclerosada e doente numa clínica que custa uma fortuna por mês, seu emprego é esquisito, mal remunerado e ele vive de aplicar o golpe do sufoco em restaurantes. Finge que está sufocando para ser salvo por alguém e depois pedir dinheiro
É realista, cheio de humor e um belo suspense.
Já foi feito um filme, não tão bom, com Sam rockwell.



Assombro
assombro


Uma reunião de 44 escritos - feitos por personagens ficcionais num retiro para criação - o melhor do horror com uma boa dose de sarcasmo. São 21 poemas e 23 contos
Dizem que 73 pessoas desmaiaram por não suportar a aspereza contundente e desconfortável da história. 



Chuck palahniuk está com livros novos para lançar e, sem dúvida, muitos deles serão vistos e adaptados para o cinema. Para encerrar, umas frase do próprio:
- Todos nós morremos. A meta não é viver eternamente. A meta é criar algo que viva para sempre.
- As pessoas usam esta coisa chamada telefone porque elas odeiam ficar perto uma das outras, mas elas também temem ficar sozinhas.
- Nós podemos passar nossas vidas inteiras deixando o mundo nos dizer quem nós somos... Ou podemos decidir por nós mesmos. 

2 comentários:

  1. Bruno

    Parabéns pela iniciativa de fazer justiça a trabalhos poucos conhecidos muitas obras que vale a pena serem conhecidas e lembradas.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu caro Re-selador Bruno!

    Ideia inovadora essa, a de trazer esses 'esquecidos', se não, 'desconhecidos', do grande público!
    Se você não se referisse à CLUBE DA LUTA, com certeza não haveria nada que me aludisse ao Sr. Chuck Palahniuk (que nome!!!!)...
    Também gosto de procurar nos 'Achados e perdidos' artísticos!
    Procura daqui e dali, encontra-se cada jóia!...

    Parabéns pela iniciativa!
    Você, como sempre, 'inventando moda', e que todo mundo 'veste'! rsrsrs

    Abração da Mary pra ti, guri!

    Mary:)

    ResponderExcluir