domingo, 20 de março de 2011

Cowboy bebop



Cowboy bebop é um anime que acompanha as aventuras de dois caçadores de recompensa, Spike e Jet. Com o andamento do anime, juntam – se a eles Ein(um cachorro), Ed(Uma menina que é hacker) e Faye(Uma atraente mulher). E basicamente é apenas isso. No início, pouco sabemos das características e da história dos personagens. Somente no episódio cinco é que aparece um vilão. Depois, o antagonista leva mais sete episódios para retornar. Imaginem uma novela com seus mais de cem capítulos, onde o vilão aparece em apenas 9 deles. No mínimo, é muito estranho.
Pense em qualquer gênero cinematográfico que quiser. Ação? Ela está fortemente presente em cowboy bebop, possuindo um protagonista com um personagem principal que sabe lutar igual ao Bruce Lee. Romance? Também temos isso neste anime, embora em doses menores. Nosso protagonista, Spike, sempre interrompe qualquer ação que esteja fazendo quando houve o nome Julia. Ficção científica também está presente com personagens com poderes sobre humanos, braços mecânicos, naves espaciais. A série também traz comédia... Enfim, é difícil pensar em algum gênero que Cowboy bebop não apresente.
É extremamente complicado rotular esta série. Pela internet já encontrei as definições “Cowboy bebop é um faroeste no espaço” ou “Um anime de ficção científica, noir, com ação aventura e drama”. Esta mistura toda tinha tudo para não funcionar e acabar criando um anime bizarro, sem sentido. Mas de alguma forma os criadores da série conseguem fazer a coisa dar certo.


Uma de suas forças estão nos personagens. Como eu disse, a princípio, você não sabe basicamente nada sobre eles. Mas algo nos faz simpatizar com eles, mesmo sem conhece – los. Eles formam uma espécie de família desfuncional, como no filme pequena miss sunshine. Em um determinado momento, Spike olha para os lados e diz ao seu amigo Jet: “Cara, eu odeio cachorros, crianças e mulheres loucas. Então, me explica como é que eu estou viajando com estas três coisas”?!
Acabamos por achar eles carismáticos e sentindo vontade de assistir mais histórias com eles presentes. E aí sim, com o avanço dos episódios, o passado deles é revelado. Todos têm dramas muito bem trabalhados. Nos episódios finais, não tem como não torcer por um final feliz. 



Professores já me disseram para nunca terminar um texto com uma informação, mas vou me fingir de surdo para notifica – los de algo. Tem tudo para sair um filme deste anime, onde o protagonista Spike seria interpretado por Keanu Reeves. Eu detesto este ator e não dá para confiar num cara cuja melhor atuação seja em Bill e Ted. Então, não aguardem pelo filme que deve arruinar toda a história, Vão em busca dos dvd deste anime, ou mesmo procurem pela internet. Esta é uma série que merece ser assistida.

 

Um comentário:

  1. Oi, Bruno, tudo bom?

    Nunca me liguei em animes e não me pergunte o por quê disso!
    Talvez seja porque eu tenha me acostumado demais com a cultura 'empurrada' pelos americanos...
    Mas achei a rispidez do personagem principal bem interessante, conforme você descreveu!
    Vilão que não aparece quase nunca, e mesmo assim a obra tem ação?
    Criatividade ao máximo do criador...
    Assisti ao filme mencionado dentro do post A PEQUENA MISS SUNSHINE que era um deslanchamento de visão pitoresca de qualquer família!
    Se o anime seguir essa linha do filme, é sinal de que é bom mesmo...
    Keanu Reeves é bom, rapaz!!!!
    Não sou fã dele, mas reconheço seu talento...

    Um abraço!

    Mary:)

    ResponderExcluir