segunda-feira, 21 de março de 2011

Memórias de um elefante




Poucos brasileiros lêem livros. Menos ainda lêem quadrinhos. Quadrinhos nacionais então...Então, está na hora deste blog recomendar um quadrinho nacional.
Memória de elefante é um quadrinho autobiográfico escrito por Caeto. O autor diz que estava com uma bronca em relação ao mundo e enquanto fazia o livro, fez as pazes com o mundo.
Confesso que eu nunca tinha ouvido falar deste autor, antes de ler esta obra, porém, depois descobri que ele já havia feitos quadrinhos, só que em produtoras independentes, que possuem poucos recursos de divulgação. Este é o seu primeiro trabalho no, digamos, mainstream.
O quadrinho é dividido em duas partes. A primeira é Caeto tentando dar o seu grito de independência. Mostra as dificuldades de morar sozinho em São Paulo, as dificuldades com os amigos e com as garotas, a tentativa de arranjar emprego... A segunda, muito mais interessante nesta obra, é o relacionamento entre Caeto e seu pai adoecido.
Memória de um elefante é profundo e cheio de humor. Um crítico definiu bem esta obra ao dizer: “Memória de elefante é um manual de sobrevivência contemporâneo”. Os desenhos não tem nada de muito relevante. É no drama do personagem, que esta HQ ganha força.
Recomendo muito este “Memórias de um elefante”. Vale a pena o dinehrio gasto.


Um comentário:

  1. Bruno

    Nós Brasileiros lemos pouco (infelizmente)e outra coisa que podemos constatar é que existe poucas bibliotecas (e com uma diversidade livros e gêneros)fora dos grandes centros.Ainda existe muitas cidades que biblioteca está igual ao caviar naquela famigerada música cantada por Zeca Pagodinho.
    Anotei aqui essa indicação.

    Um Abraço

    ResponderExcluir